Projeto de Intervenção Tema: Os desafios na leitura

Identificação do problema

Durante as observações no Ensino Fundamental I foi percebido que muitos dos alunos demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. A leitura é hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler.

Fundamentação

Um dos grandes desafios do docente na escola é o despertar para a prática da leitura.
Segundo Cury (2003), em suas considerações em torno da educação, afirma que “Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”. Não adianta ser só didático, precisa-se ir muito além das teorias.

Animar o processo de ensino-aprendizagem do Ensino de Língua Portuguesa é dever e função que cabe aos docentes desempenhar e, portanto, precisam ser competentes, investigadores, nutrir certos conhecimentos de forma a desenvolverem atividades que sejam divertidas e, que, sobretudo, toquem a sensibilidade dos alunos, sabendo discernir o que aquilo vai gerar de bom ou ruim para eles.

Estratégias

  • Contação de histórias por alunos;
  • Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
  • Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
  • Escuta de histórias fonadas;
  • Atividades de montagem de histórias trabalhadas (fatiados);
  • Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
  • Contação de histórias usando fantoches;
  • Escrita e reescrita de histórias;
  • Complementação de histórias lacunadas.


2 ideias sobre “Projeto de Intervenção Tema: Os desafios na leitura

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>